segunda-feira, 18 de junho de 2012

Son of a bitch

Li hoje, como muitos terão lido, na edição 'on line' de A BOLA - e que amanhã, espero, venha na edição em papel, o seguinte:


«Fiquei desiludido pela Holanda» - Platini
Por Redação
Michel Platini admite ter ficado «desiludido» com a eliminação da Holanda do Euro-2012. Presidente da UEFA perspetiva uma final «Espanha-Alemanha» no próximo dia 1 de julho, em Kiev.

«A eliminação da Holanda significa que o Europeu é mais difícil que o Mundial
[a seleção laranja foi finalista vencida da última edição, em 2010].
Fiquei desiludido pela Holanda. E a eliminação da Rússia também foi uma grande surpresa pela negativa», afirmou o francês, durante um encontro com várias agências noticiosas em Kiev, na Ucrânia.

Platini elogiou igualmente a prestação da Dinamarca, seleção que também ficou pelo caminho no grupo de Portugal: «Estiveram bem, não estiveram longe de se qualificarem para os quartos de final».
17:48 - 18-06-2012
[Os sublinhados são meus]

Ora... o que é que salta aqui à vista? Que o Senhor Presidente da UEFA ficou 'de luto' porque as 'suas' Holanda e Dinamarca ficaram pelo caminho. Mesmo que estas palavras tenham sido ditas a jornalistas daqueles países, o Senhor Platini - presidente de TODAS as federações europeias - sabe perfeitamente da globalização da informação, nos dias de hoje; e que nós, portugueses, também a ela teríamos acesso.

O que o Senhor Platini disse é - também por omitir qualquer referência a Portugal - asqueroso e merecedor do nosso repúdio colectivo. Nunca gostei da figura. Tem ar de mafioso e pelo menos isso ninguém lho tira nem com retoques no 'photoshop'. Mas se calhar não é só o ar.

Para além de, por mais de uma vez se ter pronunciado em termos inaceitáveis em relação ao futebol português, nomeadamente ao facto de o FC Porto ter ganho uma competição organizada pela UEFA, e cito de memória, «jogando apenas com um ou dois portugueses» e pelo facto de o Benfica se ter apresentado na maioria dos jogos internacionais sem lusos no 'onze' inicial.

Não li, em lado nenhum, qualquer crítica ao Arsenal de Londres que faz a mesma coisa nem às equipas dos oligarcas russos que actuam com cinco, seis, sete jogadores brasileiros natruralizados.

Mas eu, por mim, dou ao Senhor Platini a importância que acho, em consciência, que ele merece: NENHUMA.

Vou ficar à espera dos editoriais dos nossos jornais desportivos. Pese embora também reconheça que valem o que valem e a maioria das vezes não valem nada!

O que eu VOU MESMO FICAR À ESPERA é de ver QUEM, no próximo jogo da Nossa Selecção, frente à Républica Checa, SE VAI SENTAR AO LADO da figurinha. Claro que se eu mandasse alguma coisa, o Senhor Platini iria ver o jogo na pista - e que chovesse tanto como aconteceu em Donetsk, aqui há dias -; como não mando, nem mandam os responsáveis portugueses, a prova é 'dele', e não o podem por fora da Tribuna de Honra, seria uma HONRA para TODOS OS PORTUGUESES que, se esse fulano aparecesse nessa mesma tribuna de Honra, com dignidade se levantassem e procurassem lugar na bancada, junto aos portugueses que viajaram de tão longe para apoiar a Selecção.

Ao Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto, que é amigo de uma amiga minha, logo não pode ser má pessoa, eu pedia... caso o Senhor Platini se apresente na Tribuna de Honra, nesse jogo, MANDE OS MEMBROS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL ABANDONÁ-LA.

Somos pobrezinhos, vamos continuar a sê-lo, mas temos vergonha na cara. Mais do que isso, temos que demonstrar publicamente que (ainda) não perdemos a dignidade. O nosso amor próprio.

Portugal ganhou, e mandou para casa, tanto a Holanda como a Dinamarca apenas e só por uma razão: JOGÁMOS MELHOR DO QUE ELES. Mas isso não interessa ao Senhor Platini!...

Manuel José Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário